Especialidades

Catarata

A Catarata decorre da perda de transparência do cristalino, lente natural do olho. Essa lente é responsável pela focalização das imagens dos objetos, distantes ou próximos (visão de longe e de perto).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Quais são os sintomas da Catarata?

A catarata apresenta-se, na maioria das vezes, como uma piora progressiva da visão. Outros sintomas são: sensação de visão embaçada, percepção que as cores estão desbotadas, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos das luzes, troca freqüente do grau dos óculos sem melhora da qualidade de visão e até mesmo visão dupla.

Quais são as causas da catarata?

A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino, que ocorre pela idade. Porém, também poderá estar associada a doenças sistêmicas como Diabetes Mellitus, inflamações oculares (uveíte), tabagismo, alcoolismo, uso de medicamentos com corticoides, trauma ocular e radiação ultravioleta.

Existe ainda a catarata congênita que geralmente tem como causa alterações genéticas, infecções intra-uterinas e malformações oculares.

Qual tratamento da catarata?

O tratamento da catarata é cirúrgico e está indicado sempre que exista algum prejuízo para a visão do paciente. Não existe tratamento com colírios ou nenhum outro tratamento clínico para corrigir a opacidade de cristalino.

Na cirurgia, substituímos a catarata por uma lente artificial através da técnica de facoemulsificação, que consiste em quebrar o cristalino em pedacinhos, para poder aspirá-lo por pequenas incisões.

A cirurgia de catarata pode ter uma abordagem refrativa, ou seja, podemos optar por implantar lentes intra-oculares com desenhos especiais, com a finalidade de se reduzir a dependência dos óculos no pós-operatório, para longe e/ou para perto.

A escolha adequada do tipo da lente, assim com seu cálculo correto com uso de aparelhos mais precisos, é de grande importância para o sucesso do resultado visual após a cirurgia.

Lente intraocular multifocal

Lente intraocular tórica


Existe cirurgia de catarata a laser?

Atualmente a cirurgia pode ser feita com auxilio do laser de femtosegundo. O laser proporciona maior segurança, reprodutibilidadee precisão nos resultados da cirurgia. Existem algumas marcas no mercado, não havendo diferença significativa entre elas.

A cirurgia é indolor e o paciente e liberado para casa no mesmo dia do procedimento, devendo retornar no dia seguinte para revisão. No período pós operatório, deve-se guardar repouso e evitar contato com agua do chuveiro e da torneira, além de fazer uso dos colírios indicados pelo oftalmologista.