Google+

Exames

Topógrafo modelo Pentacam HR

Topógrafo modelo Pentacam HR
Marca Oculus

Finalidade: O Pentacam é um novo aparelho oftalmológico que combina a tecnologia do sistema Scheimpflug de imagens e tomografia de todo o segmento anterior do olho, além da topografia convencional de córnea. Desta maneira, sua utilização como exame complementar em oftalmologia é vasto.

Avaliação da córnea: curvatura sagital anterior e posterior, curvatura tangencial anterior e posterior, paquimetria corneana ponto a ponto, indispensável ao cálculo do anel a ser implantado já que o nomograma contempla a relação espessura de córnea no trajeto do anel e espessura do anel, mapas de elevação diferencial e aberrometria corneana. Acrescenta-se a estes dados a possibilidade de avaliar a localização de implantes intra-estromais corneanos (ANEL DE FERRARA) através do exame de tomografia.

O aparelho apresenta também um software para avaliação e diagnóstico do ceratocone além de índices de elevação da córnea permitindo melhor avaliação da asfericidade corneana pré e pós-operatória.

Outras utilidades: avaliação do ângulo do seio camerular, da profundidade da câmara anterior (implante de lente intra-ocular Artisan, além da avaliação refratométrica pos implante do anel), da densidade do cristalino (catarata) e outras. 

Consideramos indispensável este exame complementar na avaliação de pacientes com ceratocone tanto no pré quanto no pós-operatório.