Google+

Notícias

Casos de Ceratocone atendidos pelo Dr. Paulo Ferrara

Caso 1

Paciente de 15 anos, sexo masculino, com ceratocone nos dois olhos, sendo nipple no olho direito e Oval no olho esquerdo. Procurou a Clínica de Olhos Paulo Ferrara em fevereiro de 2017 relatando muita dificuldade na escola devido ao problema de visão.

Recebeu o implante de Anel de Ferrara nos dois olhos ainda em fevereiro de 2017.

Após 03 meses de cirurgia já apresenta importante melhora.

A visão do olho direito sem óculos passou de 5% para 40%, sendo ainda melhor com óculos. O Olho esquerdo, que tinha o ceratocone mais avançado, passou de 5% para 30%.

astigmatismo também baixou de forma significativa. Passou de 3.5 para 2 no olho direito e de 4.5 para 0.8 no olho esquerdo. As duas córneas ficaram menos finas. E os resultados tendem a melhorar ainda mais com o tempo.

As imagens abaixo mostram o antes e depois da cirurgia.

Olho Direito:











Olho esquerdo:











Caso 2

Paciente de 56 anos, sexo feminino, com ceratocone no olho direito, tipo nipple. Recebeu implante de anel de Ferrara em novembro de 2016, com excelente melhora da visão. 

Após 03 meses, a visão passou de 20/80 para 20/25 (25% para 95%) com lentes de contato.

O astigmatismo diminuiu, passando de 3.1 para 1.7. A córnea ficou mais espessa e mais regular.

As imagens abaixo mostram o antes e depois da cirurgia. A redução das áreas vermelhas mostra a grande melhora do ceratocone. 

Antes e depois:











Caso 3

Paciente de 15 anos, sexo masculino, portador de ceratocone no olho direito, tipo astigmático. A visão era muito ruim: 20/100, ou seja, tinha 20% da visão do olho direito.

Submetido a implante de Anel de Ferrara em abril de 2014.

Após 3 meses de cirurgia, já houve melhora importante da visão, que passou de 20/100 para 20/25 com óculos. Melhorou de 20 para 95%. Após 04 anos de cirurgia a visão permanece excelente.

O astigmatismo diminuiu de 7.3 para 3.0.

As imagens abaixo mostram o antes e depois da cirurgia. A redução das áreas vermelhas mostra a  melhora do ceratocone. 











Caso 4

Paciente do sexo masculino, 32 anos. Portador de ceratocone nos dois olhos, do tipo Oval. Recebeu implante de Anel de Ferrara nos dois olhos em 2008. Já nos primeiros meses após a cirurgia já apresentava importante melhora da visão dos dois olhos, que continua excelente mesmo após 9 anos da cirurgia.

A visão do olho direito passou de 20/80 para 20/20 com lentes de contato (de 25 para 100% da visão) e a do olho esquerdo passou de 20/50 para 20/20 com lentes de contato ( de 40 para 100% da visão).

O astigmatismo do olho direito baixou de 6 para 1.8 e o do olho esquerdo baixou de 5 para 2.5. As duas córneas ficaram mais regulares, como se observa nos exames de antes e depois da cirurgia. A redução das áreas com cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) comprova a grande melhora do ceratocone.

Olho Direito: antes e depois










Olho Esquerdo: antes e depois










Caso 5

Paciente do sexo feminino, 41 anos. Portadora de ceratocone em olho direito, do tipo Nipple. Recebeu implante de Anel de Ferrara em novembro de 2016. Com apenas 3 meses após a cirurgia, a visão chegou em 100% com óculos. Antes da cirurgia a visão era de 50%. O astigmatismo baixou de 2.6 para 1.  Os exames de antes e depois da cirurgia mostram como houve melhora do ceratocone (redução da área laranja). Paciente muito satisfeita com o resultado.

Antes e depois










Caso 6

Paciente de 68 anos, sexo masculino, portador de ceratocone e catarata no olho direito. Em 2010 foi submetido a implante de Anel de Ferrara. A córnea melhorou bastante e isso possibilitou o cálculo exato da Lente a ser implantada dentro do olho durante a cirurgia de catarata. Ainda em 2010 fez a cirurgia de catarata. A visão passou de 20/400 para 20/25 com óculos (de 5 para 80%).

Em portadores de ceratocone e catarata pode ocorrer erro no cálculo da lente intraocular, deixando o paciente com um grau muito alto e visão ruim no pós- operatório. O Anel de Ferrara ajuda a resolver esse problema. Implantado antes da cirurgia de catarata diminui o ceratocone e, com isso, reduz muito a chance de erro no cálculo da lente que será colocada dentro do olho.

Olho direito: Veja a redução das áreas em laranja e amarelo.

Antes e depois











Caso 7

Paciente do sexo masculino, 28 anos. Portador de ceratocone muito avançado no olho esquerdo. Chegou a ter transplante de córnea indicado por outro médico antes de chegar à Clínica de Olhos Dr Paulo Ferrara. Submetido a implante de Anel de Ferrara em 2013. Apresentou melhora importante da visão, que passou de 20 para 80% com óculos. O astigmatismo baixou de 7 para 4.

Além disso, a córnea ficou mais regular. O paciente não precisou do transplante de córnea. Tem uma vida normal e a visão continua excelente após 4 anos de cirurgia.

Olho Esquerdo: Observe a redução das áreas em vermelho, principalmente dentro do círculo pontilhado (parte imediatamente à frente da visão, o “eixo visual”). 

Antes e depois

Veja Também:

 1 2