Pergunte ao Dr. Paulo

Desculpe-me pela indiscrição, mas eu preciso saber sobre valores. Tenho Ceratocone e estou muito interessada em fazer a cirurgia de implante de Anel Intracorneano e gostaria de saber se o custo é muito alto para fazer a cirurgia, pois não moro em Belo Horizonte e eu queria ter uma noção de quanto eu gastaria, para que eu possa me preparar financeiramente.

Informações de valores e agendamentos somente pelo telefone (31) 3286-0836.

Minha irmã descobriu que tem Ceratocone e a doença vem evoluindo muito rapidamente. Em um dos olhos há dois anos a doença se localizava apenas na região inferior e agora evoluiu para a área central. Ela vem se consultando com uma especialista em córnea e está com muitas dificuldades quanto à adaptação das lentes rígidas. Gostaria de saber se esta evolução é normal e se há alguma solução para diminuir as dores da utilização das lentes rígidas.

Quando o paciente não tolera usar as lentes a indicação é a cirurgia de implante do Anel de Ferrara. A persistência no uso das lentes pode causar úlceras na córnea. Agende uma consulta com o Dr. Paulo Ferrara pelo telefone (31) 3286-0836.

Tenho ceratocone e já tentei usar alguns tipos de lentes de contato, porém, sem sucesso. Gostaria de saber se a cirurgia é possível no grau III e o valor dela (não tenho plano de saúde).

O Ceratocone pode ser classificado em incipiente, grau I, II, III e IV. O grau IV é o último estágio para se fazer o Anel. O implante deve ser feito tão logo tenha o diagnóstico e o cone esteja em evolução, o que parece ser o seu caso. Se tiver intolerância ao uso de lentes é melhor não usá-las, pois pode machucar ainda mais a córnea. Para informações de valores e agendamento, gentileza entrar em contato pelo telefone (31) 3286-0836.

Tenho 33 anos e sofro com Ceratocone desde o seu diagnóstico há 15 anos. De lá pra cá foram inúmeros óculos e pares de lentes rígidas que insistem em sair do meu olho. Já fui em 3 oftalmologistas daqui e eles me desencorajam a fazer transplante ou o implante do Anel de Ferrara. Gostaria de saber se posso ser apto ao implante, não aguento mais usar óculos e meu olho direito é praticamente cego.

Se não há tolerância ao uso de lentes e baixa acuidade visual com óculos recomendamos o implante do Anel de Ferrara. O Dr. Paulo Ferrara está à disposição em sua clínica.

Meu filho tem 15 anos e começou a usar óculos a partir dos três anos de idade - tem miopia. Na última consulta dele constatou-se o Ceratocone. O médico prescreveu um produto para diminuir a oleosidade dos cílios e evitar que ele fique coçando os olhos. Ele usa 6° no olho direito e 4,25º no esquerdo. Não apresenta nenhuma queixa visual; acredito que os óculos têm suprido suas necessidades. O médico me orientou que lesse sobre Ceratocone e recomendou que meu filho evitasse coçar os olhos. O procedimento é apenas esse? Existe algum exame específico? É possível que no acompanhamento anual feito ao longo de todos os anos anteriores esse problema não tivesse sido percebido?

Se a visão com óculos está bem o melhor a fazer é o acompanhamento periódico através da topografia. A piora da visão corrigida com óculos denota progressão da doença e neste caso deve-se fazer logo o implante de anel de Ferrara. Outra alternativa é o Cross link, que só deve ser feito após a correção da deformidade pelo anel.

Tenho Ceratocone e um médico me disse que não posso fazer a cirurgia de correção. Tenho 26 anos e 10,0 graus. Será que não posso operar?

Você só não pode fazer a correção pelo laser, mas pode se beneficiar do implante de anel de Ferrara que vai reduzir a sua miopia e aumentar seu conforto visual.

Minha filha foi diagnosticada com Ceratocone há 1 mês, estou muito chocada com o que estou lendo a respeito da doença, gostaria de saber qual o melhor momento para o implante do Anel, se é indicado para todos os graus da doença.

O Ceratocone é uma doença de caráter progressivo e curso imprevisível, portanto o tratamento utilizando o implante de Anel Corneano (Anel de Ferrara) para sua correção e sua estabilização é recomendado tão logo tenha o diagnóstico.

Há alguns anos fiz uma cirurgia corretiva e como tenho Ceratocone fiz o implante do Anel de Ferrara no olho direito. A minha dúvida é se existe algum desconforto e qual o tempo para o olho se acostumar.

Em geral o implante de anel é uma técnica indolor e sua recuperação é rápida, não sendo normal a persistência de sintomas de dor, vermelhidão ou sensação de areia.

Descobri que tenho Ceratocone e há pouco mandei fazer uma lente de contato específica para o problema, mas ficou pior. A outra lente era melhor, enxergava perfeitamente, agora não consigo ler mais nada bem e não enxergo rostos, não defino imagem de longe. O que pode ser o problema?

As lentes de contato no Ceratocone em geral são muito desconfortáveis. Assim é melhor implantar o anel de Ferrara que vai corrigir a deformidade da córnea e facilitar a adaptação das lentes de contato.

Em Março de 1999, fiz uma cirurgia para correção de miopia e agora descobri que estou com alto grau de miopia no olho direito e também com Ceratocone. Fiz vários exames, quando operei tinha 9,5 no OD e 8,5 no OE. Agora estou com 11 OD e 5 OE, o médico me passou lente de contato por um ano e vai tentar operar, gostaria de uma segunda opinião.

Este problema que você tem é conhecido como Ectasia pós Lasik e pode ser corrigido pelo implante de anel de Ferrara.

Envie sua pergunta ao Dr. Paulo

Dr. Paulo Ferrara responde suas dúvidas enviadas por aqui. Aguardamos sua mensagem.