O que é o Glaucoma
O glaucoma é uma doença silenciosa e uma das mais importantes causas da cegueira no mundo. Seu aparecimento é insidioso e ocorre em qualquer idade mas é mais comum em pacientes acima dos 50 anos de idade. Dai a importância do exame oftalmológico periódico para a detecção precoce da doença.

Fatores de risco no desenvolvimento do Glaucoma
- Idade;
- Histórico familiar de glaucoma;
- Raça negra;
- Miopia;
- Diabetes, enxaqueca, distúrbios do sono e doenças cardiovasculares;
- Lesões ou cirurgias oculares prévias.
Diferentes Tipos
-
Glaucoma crônico de ângulo aberto
Trata-se da forma mais comum do glaucoma. Esta relacionado com a idade e fatores genéticos. Ocorre por uma dificuldade de drenagem do humor aquoso – líquido produzido pelo olho- o que leva ao aumento da pressão intra-ocular. Este aumento de pressão resulta em lesão ao nervo óptico.O glaucoma crônico de ângulo aberto é indolor e leva à diminuição da visão de maneira gradual e lenta, desta forma o paciente pode não perceber qualquer problema antes de apresentar uma perda importante da visão. Nesse estágio mais avançado o paciente começa a tropeçar e esbarrar em objetos, porque a percepção da visão periférica esta prejudicada.A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou estabilizada pelo tratamento.
-
Glaucoma de ângulo fechado
Ocorre quando o local de drenagem do humor aquoso, o ângulo camerular, fica completamente ocluído.Há um grande aumento da pressão intra-ocular, que ocorre de maneira súbita.
O glaucoma agudo de ângulo fechado é uma urgência médica e deve ser tratado rapidamente.
- Os Sintomas são:
- Visão embaçada;
- Dor severa no olho;
- Dor de cabeça;
- Arco-íris ao redor das luzes;
- Náusea e vômitos.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Segunda – Quinta: 8:00 – 18:00
Sexta: 8:00 – 17:00
+55 (31) 3286 08 36
LOCALIZAÇÃO
Av. Contorno, 4747 / 1715 – Ed. Life Center, Serra,
Belo Horizonte – MG, 30110-921