A Epidemia de Miopia e o agravamento dos Casos em Crianças

A dificuldade em enxergar de longe vem crescendo de forma alarmante e, até 2050, a prevalência da miopia entre os brasileiros pode chegar a 50% da população.

Médicos oftalmologistas de todo mundo vêm acompanhando o agravamento desta tendência, a partir de países do oriente como Japão e China, onde a miopia já atinge a maioria da população.

Soma-se à pouca exposição à luz solar e atividades ao ar livre o uso cada vez mais frequente das pequenas telas, com poucos momentos de descanso, um raio de visão limitado por ambientes fechados, baixa umidade causada pelo uso do ar condicionado, entre outros fatores da vida moderna, para uma vista ressecada e poucos estímulos focais.

O Agravamento dos Casos de Miopia em Crianças

Em crianças, os problemas visuais observados pelos oftalmologistas são ainda mais graves. Até os 8 anos de idade a formação do globo ocular ainda não está completa e o aumento da miopia axial tem sido alarmante. Quanto mais nova a criança, maiores devem ser os cuidados.

Na miopia Axial a distância entre a córnea e a retina é maior que ideal e a imagem não se forma com nitidez. Porém, este não é o único problema. Estima-se que um terço destas crianças têm grande chance de se tornarem jovens alto míopes, com mais de 6 graus de miopia, perda de qualidade de vida, e uma grande chance de apresentarem problemas de retina, dada a fisiologia da córnea.

O Coronavirus e o aumento de casos de miopia.

A pandemia do coronavirus nos trouxe hábitos de vida ainda mais restritivos, menor exposição ao sol e uma exigência ainda maior no uso das tecnologias para estudo, trabalho e relacionamento, mas não podemos nos esquecer do cuidado com a nossa visão.

Bons hábitos podem evitar grandes problemas.

  • Evite uso das telas de computador e celular sem fazer uma pausa frequente, buscando focar sua visão no horizonte, deixe sua vista descansar.
  • Fiscalize as crianças e o uso indiscriminado de aparelhos celulares e jogos de computador, além dos estudos, é claro. A exposição a luz solar é muito importante, ajuda na produção da dopamina, hormônio que auxilia na formação correta do globo ocular.
  • Evite coçar os olhos, pisque bastante, observe se está ficando com a vista ressecada devido ao ambiente ou uso excessivo de telas.
  • Evite óculos prescritos por óticas, além de ilegal, se o seu grau está aumentando, deve-se entender e tratar as causas.

Em caso de olho seco, alergias severas e alteração na qualidade de visão não deixe de consultar o seu oftalmologista.